[RESENHA] SOBRE OS OUTROS - ERNANI LEMOS


Olá pessoal!
Hoje vim trazer a resenha de mais um livro do autor Ernani Lemos, Sobre os Outros, que me encantou demais!
Muitos que me seguem, já sabe o quanto sou apaixonada pelo livro Onze Semanas (resenha aqui!), e com esse novo livro, não foi diferente, me encantei pela capa, me encantei por saber que era crônicas e me encantei mais ainda por saber que o autor era o Ernani.
Mais uma vez digo, ele escreve muito bem e eu adoro. ;)

♥♥♥

Título: Sobre os Outros
Autor: Ernani Lemos
Editora: Chiado
Ano: 2016
Páginas: 288
Classificação: 5/5

Sinopse: De onde você é? Não, não importa onde você nasceu ou mora. De onde você é? Qual é o lugar do mundo ao qual você pertence? Pergunto com honestidade. Talvez, descobrindo um pouco sobre  você, eu consiga saber sobre mim também. Ao pensar nas memórias que formam a  consciência, você vai perceber que sua vida é um conjunto de  ocasiões dos outros. Você sabe como se sentiu durante a  convivência com alguém e isso vira lembrança porque são emoções que  os outros te deram. São recordações daquelas pessoas, não de  você. Nós somos os outros. É por isso que  damos tanta importância ao sentimento dolorido de pensar em quem  está longe. Saudade é o nome da satisfação por saber que alguém nos permitiu existir. Sobre os outros é um quebra-cabeça humano. É uma caçada em vários países pelas peças que formam uma vida. Para entender uma pessoa, basta conhecer todas as outras que cruzaram o caminho dela.

''Não há breguice suficiente para os bons sons da memória''

Sobre os Outros, reúne várias crônicas do autor, algumas delas escritas antes mesmo de ser lançado seu primeiro livro. Ernani, consegue nos fazer sentir, como se estivéssemos ouvindo alguém nos contar uma história. É tão profundo, tão real, cada crônica escrita nesse livro, que nos emocionamos, rimos e suspiramos.

As crônicas são curtinhas, chegam a no máximo  três páginas cada. Mesmo assim, todas tem uma riqueza de detalhes impressionante, fazendo com que a leitura flua muito bem. Cada crônica tem um fechamento perfeito e todas trazem uma mensagem muito interessante, seja ela de conhecimento, indignação, afeição, humor e compreensão.

 ''Sinto falta das pessoas. Apesar de ainda poder rever muitas delas, é um peso saber que nunca mais será igual. Minha saudade é de quem éramos juntos naquela época.''

Outro ponto interessante desse livro é que muitas das crônicas se passam ou fazem menções a outros países, o que é um verdadeiro prato cheio pra quem ama viajar e se interessa em ler sobre a vida de brasileiros morando no exterior. Mesmo sem conhecer, me senti em Londres (minha paixão) e em Dublin.


Com certeza, Sobre os Outros, é uma leitura rápida, envolvente e que vai te fazer pensar em várias coisas do dia a dia. Amei o livro todo, amei todas as crônicas, mas as que mais me chamaram a atenção foram: Onde a Vida é Barata (pág. 49), Cadeirante (pág. 59), Bomba (pág. 133), A Filosofia do Brócolis (pág. 149), Partir (pág. 259) e Não Seria Divertido? (pág. 271).

Recomendo demais o livro para quem gosta de livros que contam sobre cotidianos com humor e sentimento. Sobre os Outros traz reflexões e mensagens bem bonitas sobre o que realmente importa: as pessoas! A lição que fica é essa, temos que dar valor as pessoas. 

"A gente nunca sabe como é a vida das pessoas. Esse pessoal insuportável talvez tenha uma rotina miserável em casa. Os problemas deles não somos nós. Pode ser que apenas não tenham motivos pra sorrir. Se for simpático com eles, talvez um dia você seja esse motivo.''

2 comentários:

  1. Grazi, adorei a sua resenha! Já vai pra listinha ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! ♥♥♥

      Os livros do Ernani Lemos, são ótimos! Leia quando puder. ;)

      Beijos.

      Excluir

Resenhas