[RESENHA] O DUQUE E EU - JULIA QUINN


Olá pessoal!
Hoje vim trazer para vocês a resenha do livro O Duque e Eu, da Julia Quinn.

Essa foi minha escolha para a leitura do mês, do grupo #parceirasdealmasliterarias, do qual faço parte.
No mês de Novembro, decidimos ler Romance de Época, e já posso adiantar que não poderia ter feito um escolha melhor.


Sinopse: 
Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Confesso que essa foi minha primeira experiência com romance de época. Foi o primeiro livro que li desse gênero e o primeiro da autora também.

Não podia ter começado de melhor forma. A Julia escreve super bem, envolve a gente em cada frase, em cada página escrita. Esse é com certeza, um daqueles livros que você começa a ler e não consegue mais largar.

“- No que diz respeito a você, meus padrões de beleza são os únicos que importam a partir de agora.”

O Duque e Eu é o primeiro volume entre oito livros que narram as aventuras da grande e barulhenta Família Bridgerton. Sendo ela composta por oito irmãos, a série conta com uma obra para cada um deles, apresentando-nos a família como um todo, porém priorizando as histórias particulares de cada um dos seus membros, que são: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth. Desta forma, mesmo que cada livro apresente início, meio e fim, é importante lê-los em sequência para evitar spoilers, já que é comum os irmãos participarem  nas histórias uns dos outros. Exatamente por isso, neste primeiro volume não conhecemos apenas a história de Daphne, a irmã mais velha entre as moças da casa, e consequentemente, nossa protagonista; o que acontece de fato é que mergulhamos na rotina dessa família, nas façanhas e artimanhas desses jovens, na grandiosidade do amor que os une, e principalmente, somos tocados pelas descrições rotineiras e verdadeiramente familiares, como o amor de uma mãe protetora e cuidadosa e a amizade e cumplicidade nutrida entre esses irmãos. Mas então vocês se perguntam, e o romance? Pois bem, e onde mais o amor se consolidaria se não no seio de uma família?

‘- Que diabo você pensa que está fazendo? – sibilou ela. - Protegendo minha irmã! - Do duque? Ele não pode ser tão perverso assim. Na verdade, ele me lembra você. Anthony soltou um gemido. – Então ela realmente precisa da minha proteção. ’

Daphne é a mais velha entre as filhas da família Bridgerton e era a ela que cabia a tarefa de casar primeiro. Entretanto, após tantas temporadas infrutíferas, ela já não sabia se conseguiria alguém compatível com ela e que a visse como mais do que uma amiga adorável. Por isso quando Simon lhe conta o seu plano, ela não consegue descartá-lo de vez. É claro que seria uma completa loucura fingir que estava sendo cortejada pelo duque de Hastings, mas também sabia que essa seria uma excelente forma de chamar para si a atenção de bons pretendentes. O que ela não esperava, era que à medida que os dois se conheciam fosse tão difícil para ela se lembrar de que aquela corte não passava de fingimento. Ainda mais quando ela passa a conhecer o verdadeiro Simon e a querer cuidar das feridas do seu passado.

“(...) – Antes de conhecer você, estava vivo apenas pela metade.”

Entretanto o que deveria ser um plano perfeito acaba fugindo do esperado, a companhia frequente de Daphne e seus encantos acabam despertando em Simon um desejo ardente, pondo em risco sua amizade com Anthony e suas promessas já feitas a tanto tempo. Em contrapartida Daphne começa a receber muitas propostas de casamento, contudo nenhum pretendente, declaração ou poesia é capaz de acalentar o coração de Daphne tanto quanto a presença de seu Duque.

‘Daphne se abaixou e ajeitou as tulipas, roçando o braço de leve na frente do casaco dele. Ela imediatamente deu um salto para trás, surpresa com a quentura e a força dele. Meu Deus, se ela podia sentir tudo aquilo através da camisa e do casaco, como ele deveria ser... Daphne ficou vermelha, muito vermelha. – Eu daria minha fortuna por seus pensamentos – disse Simon, erguendo as sobrancelhas com curiosidade. ’

É um romance que vai acalentar seu coração, do início ao fim. Você torce pelo casal protagonista com tanta fé (risos), que parece torcer para algum casal de amigos. A Julia soube conduzir muito bem a história, nos faz ficarmos íntimos de todos os personagens e o melhor (pelo menos no meu caso), você não consegue ter raiva de nenhum deles, você gosta de cada um que ela cita, você gosta de cada história contada.

Esse foi um dos melhores livros que li esse ano e já estou super ansiosa pelos outros. Para que gosta de romances/ romances de época, pode ler O Duque e Eu, sem medo algum! 

TÍTULO: O DUQUE E EU// AUTORA: JULIA QUINN// EDITORA: ARQUEIRO// PÁGINAS: 288// MINHA CLASSIFICAÇÃO: 5/5

2 comentários:

  1. Oi Grazi!
    Sempre gostei muito de romances de época. Mas de uns tempos para cá,não tenho lido. :/

    E não tem como não desejar ler esses livros da autora,e suas histórias incríveis!

    Pelo que vejo,você virou uma fã desse gênero de livro e dessa autora,que espero conhecer em breve. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Janaína!
    Nossa, nunca tinha lido, pra ser sincera com você. Adorei a escrita da autora e a forma como ela conduz a história. É muito bom!
    Li o primeiro sem ter os outros e estou endoidando aqui. rsrsrs
    Preciso dos outros urgente!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Resenhas