[Resenha] O Planeta das Flores Amarelas - Clara Arreguy


Sinopse: O livro "O Planeta das Flores Amarelas" de Clara Arreguy trás uma Coletânea de crônicas publicadas na revista Veja Brasília. Orelha de Nicolas Behr, poeta: Quando a Clara me convidou para escrever este texto eu topei na hora. E disse mais: faço com prazer. Porque foi prazer que senti quando li estas crônicas, algumas ainda na última página da Veja Brasília. Falam da nossa Brasília, das vivências da cronista, agora já brasiliense, integrada na paisagem, conhecedora das nossas lendas e mitos. Descreve os lugares, compartilha sensações. Ler estas crônicas é acreditar na humanização da maquete através da palavra. Clara vê Brasília com um outro olhar. Não viciado, não previsível, não clichê. Corra você mesmo na leitura das deliciosas crônicas escritas por esta mineira que Brasília adotou.


Recebi esse livro em parceria com a editora Outubro Edições. A capa me chamou muito a atenção e fiquei bem ansiosa para saber o que continha dentro.

Quando comecei a ler (não li a sinopse), me surpreendi, vi que se travava de várias crônicas a respeito de Brasília, fiquei bem interessada, pois já visitei Brasília, é um lugar que gostei muito, achei lindo!


Conforme ia avançando nas crônicas, também ia me recordando do meu passeio por Brasília, e bateu aquela saudade.

Clara descreve Brasília como ninguém, parece que nasceu lá, mas por incrível que pareça, ela nasceu aqui, nas Minas Gerais. Mas seu amor por Brasília, é imenso e tocante. A cada crônica que você lê, você se sente lá. Quem é de Brasília, quem nasceu lá ou ama aquela cidade, vai saber do que estou falando.


Ela escreve com elegância e reverência sobre vários temas inclusive o clima seco de Brasília. A linguagem utilizada é clara e precisa, deixando até quem não conhece a cidade com vontade de ir conhecê-la.

São crônicas que se dividem em capítulos cada um contando uma singularidade da cidade. Clara conquista nas primeiras linhas o leitor, é uma leitura muito gostosa, que aguça a vontade de terminar, não é cansativa de forma alguma. Além disso, é a forma do leitor conhecer Brasília por outro ângulo.


Eu gostei bastante da leitura, foi uma leitura rápida e agradável. Sabe aquela sensação de paz? Então, foi assim que me senti lendo "O Planeta das Flores Amarelas" de Clara Arreguy. Parabéns Clara, por ter conseguido transmitir todo seu amor em algumas páginas.
Fiquei realmente encantada!

Título: O Planeta das Flores Amarelas// Autora: Clara Arreguy// Editora: Outubro Edições// Páginas: 144// Minha Classificação: 4/5

2 comentários:

Resenhas