[Resenha] Augusto - Christa Wolf

Sinopse: A última novela escrita por Christa Wolf conta a história do menino Augusto, que perdeu seus pais na guerra e passa três estações de um ano em um hospital na zona de ocupação soviética, no estado de Mecklemburgo, nordeste da Alemanha. Lá, ele encontra Lilo, uma adolescente que ajudava a tomar conta dos pacientes mais novos.

O livro Augusto foi a última novela da escritora alemã Christa Wolf. Escrita em julho de 2011, cinco meses antes da morte da escritora, a narrativa é construída a partir das memórias de Augusto, um motorista de um ônibus de turismo, viúvo há dois anos e prestes a se aposentar, que recorda momentos de sua vida enquanto dirige pela estrada, pensando no seu casamento e na sua infância, quando passou três estações de um ano dentro de um hospital para refugiados da segunda guerra mundial após ter perdido seus pais na guerra.

O livro retrata os primórdios da ocupação soviética na Alemanha Oriental, período que Christa Wolf também bem conheceu na própria infância e juventude, o que fez com que sua escrita fosse considerada uma voz literária importante dos primórdios da RDA, a República Democrática Alemã.

O livro me tocou de uma forma sublime. Fiquei encantada como Christa conseguiu passar em algumas páginas o sofrimento de Augusto e das pessoas que ele conheceu no hospital. As lembranças de Augusto mechem com a gente de uma forma, que não ficamos deprimidos, ficamos sim tristes, por saber que é verdade, que pessoas sofreram muito com a guerra. Ficamos tristes por saber que a própria Christa foi vítima de tamanha crueldade. 

Foi uma leitura rápida, um pouco mais de trinta minutos, uma leitura tocante e gostosa. Recomendo a todos que queiram saber um pouco mais sobre a história de Augusto

Adquira o livro Aqui!

Título: Augusto// Autora: Christa Wolf// Editora: Jaguatirica// Páginas: 44// Minha Classificação:4/5

0 comentários:

Postar um comentário

Resenhas