[Divulgação] Augusto - Christa Wolf

Sinopse: A última novela escrita por Christa Wolf conta a vida do menino Augusto, que perdeu seus pais na guerra e passa três estações de um ano em um hospital na zona de ocupação soviética, no estado de Mecklemburgo, nordeste da Alemanha. Lá, ele encontra Lilo, uma adolescente que ajudava a tomar conta dos pacientes mais novos. Augusto lembra-se dessa história em retrospectiva, enquanto dirige um ônibus com turistas para Berlim, voltando de uma viagem a Praga.
A história retrata os primórdios da ocupação soviética na Alemanha Oriental, período que Christa Wolf também bem conheceu na própria infância e juventude, o que fez com que sua escrita fosse considerada uma voz literária importante dos primórdios da RDA, a República Democrática Alemã.
Augusto faz um balanço das realizações de sua vida, e de como pôde aprender, com Lilo, que tristeza e felicidade podem chegar juntas. Augusto poderia ser uma novela bem simples sobre o início e o fim de uma vida ordinária. Porém, Christa Wolf torna a leitura uma experiência inspiradora,
evocando um passado que não morreu, ou que, assim como nossas vidas, talvez sequer tenha passado.

Sobre a autora:

Christa Wolf foi escritora, editora, ensaísta e crítica literária alemã. Ela nasceu em 1929, em um período de grave crise econômica na europa, teve a infância marcada pela ascenção do regime nazista e pela segunda guerra mundial. Depois viveu sob o julgo soviético, na Alemanha Oriental, até a derrocada do muro de Berlim, em 1989. Nesse período, apesar de ter sido filiada ao Partido Socialista, ela era considerada uma pessoa crítica ao regime e por isso foi vigiada de perto pelo governo durante cerca de 30 anos.

Redes sociais:


Adquira o livro aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

Resenhas