[Resenha] O Pequeno Príncipe - Antoine De Saint-Exupéry

Sinopse: O Pequeno Príncipe - Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.

O Pequeno Príncipe foi para mim um daqueles livros que você ouve falar, tem vontade de ler, tem em casa, mas sempre adia a leitura. Se eu soubesse o quão linda realmente era a história, já teria lido antes. É uma leitura super rápida (li em um dia), gostosa, fácil e encantadora!

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

O autor narra, em primeira pessoa, a história de um homem que sofreu um acidente de avião e ficou preso no deserto por dias. Com um passado misterioso o homem solitário encontra um menino também perdido em meio às areias escaldantes.

No entanto, o calor, a sede, a fome não parecem afligir o jovenzinho. Ignorando a anormalidade da situação os dois começam a conversar e o pequeno príncipe revela que, na verdade, vinha de um planeta muito pequenino e muito distante do nosso, em busca de aventuras e amizades.

Aos poucos os dois, homem e menino, se tornam amigos, dividindo sentimentos e criando laços a cada dia conforme a criança vai lhe contando suas memórias e dividindo com o homem sua forma peculiar de ver uma realidade escondida por trás da realidade do mundo.


“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde,
desde às três eu começarei a ser feliz!”

Antoine fez um trabalho maravilhoso ao revolucionar a literatura infantil. Nessa obra, o autor deixa claro a magia da criação de personagens, planetas e outros elementos criativos que saiam da linha das convenções. 
A obra tem uma linguagem bem fácil e próxima do público infantil, sendo que, quando uma palavra mais difícil era utilizada pelos personagens adultos, seu significado era explicitado em seguida – contribuindo para o vocabulário das crianças. 

Todos seus personagens e elementos se ligavam a pessoas e fatos da realidade, modificados pela criatividade do autor. Muitas coisas haviam acontecido na vida de Antoine e no mundo, quando o livro foi escrito. A separação de sua esposa fora recente e a Segunda Guerra Mundial estava no seu ápice. Antoine precisava contribuir para o mundo e transmitir suas sábias palavras.


“Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração.
O essencial é invisível aos olhos.”

 Indico o livro para todos os públicos literários. Trata-se de uma obra que todos, em algum momento de sua vida deveriam ler e reler. É um livro cheio de cor e imagens. É impossível de não se cativar por essa emocionante e inesquecível história.



Título: O Pequeno Príncipe// Autor: Antoine de Saint-Exupéry// Editora: Agir// Páginas: 95// Minha Classificação: 5/5

2 comentários:

  1. O Pequeno Príncipe com certeza é mais que apenas uma obra-literária de Antoine de Saint-Exupéry, é uma obra-prima passada de gerações em gerações ensinando os verdadeiros valores da vida: amor, amizade, simplicidade. Além de metafórica, a obra é simbólica e antológica, de uma leitura inesquecível. A história, além de cativante, ainda explora a fantasia dos leitores e elementos do universo interno e externo do autor.
    Recomendo da leitura dessa magnífica história. Parabéns pelo seu blog, e parabéns pela sinopse e resenha desta obra. Com certeza, com a divulgação de uma obra-prima literária como esta, cheia de sentimentos e sensibilidade, você está ajudando o mundo a ser um lugar muito melhor para se viver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra espetacular! Amoooo!!!! ♥♥♥
      Muito obrigada pelo comentário.
      ;)

      Excluir

Resenhas