[Resenha] Esposa 22 - Melanie Gideon



Sinopse: Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.


Ganhei esse livro do meu marido de aniversário, isso foi lá em Março e sim, estava querendo muito, mas devido a fila de livros para ler, tive que deixá-lo para depois. :(
O Esposa 22, é uma leitura, rápida (o li em 2 dias), fácil, divertida e... legal.

O livro narra a história de Alice Buckle, uma professora de teatro de meia-idade que está em um ano crítico, - pois é o ano que ela faz a mesma idade de quando a mãe dela morreu - e aparentemente viciada em internet. Alice adora passar horas na internet, e está sempre checando o feeds de notícias do seu facebook.

Apesar desses pequenos problemas de Alice, ela não perde o humor e, as vezes, a esperança. Então ela recebe a notícia de que seu marido foi rebaixado no emprego. Quando o marido, William, não quer comentar sobre o motivo do rebaixamento, Alice vai a procura de respostas. E ela acha! William, enquanto fazia uma pesquisa para empresa, com alguns casais sobre o novo produto da companhia, um estimulante sexual, acaba sendo totalmente anti-profissional e revelando para parte dos funcionários e para os casais que estão sendo entrevistados, que sua vida sexual não está nada boa. 
Alice fica completamente chocada ao ver o vídeo, e vê, que de fato, não está tão feliz assim no casamento.

"Se parece uma carta de despedida, desculpe-me. Não sei se é uma despedida. É mais um aviso. Você talvez devesse olhar o relógio. Deveria dizer a si mesmo: Alice já está fora há muito tempo. Deveria vir me procurar."


É quando Alice recebe um email à convidando para responder perguntas de uma estudo sobre o casamento.
Cada esposa, é aparentemente, designada à um pesquisador, que para ambos permanecerem anônimos precisam ter um tipo de codinome, o de Alice, é claro, é Esposa 22. Alice é designada ao Pesquisador 101, e os dois terão que ter uma grande frequência de troca de emails.
Até certo ponto, Alice vai respondendo as perguntas normalmente. As perguntas englobam não só coisas sobre o casamento em si, mas também sobre os gostos pessoais de Alice e os filhos dela.

Mas em certo momento, Esposa 22 e o Pesquisador 101 começam a ter um certo tipo de conexão, fazendo com que os dois queiram compartilhar algumas coisas um tanto pessoais, tanto, que resolvem criar uma conta no facebook só para se comunicarem entre si, sem ninguém saber. 
Alice está adorando essa atenção que recebe do Pesquisador 101, já que a própria é deixada um pouco de lado por William, que agora, desistiu do emprego e só quer saber de cozinhar.
De repente ela se da conta, que os sentimentos que ela tem pelo Pesquisador 101, é muito mais do que algo platônico.

"Nedra: Ele só quer que você toque, querido. Ele quer dizer que o mundo precisa de mais canções de amor (...) Bobby (soluçando): É exatamente o que eu quero dizer. Como você soube? Eu: Nedra é fluente em gemidos."


Como disse lá no começo, o livro é legal, mas eu esperava mais dele, estava ansiosa por mais história, o que não aconteceu. Os capítulos são curtinhos e tem uma dinâmica bacana e só! Quando comecei a ler, esperava uma história bem engraçada, com um certo romantismo. Até tem um romantismo no livro, mas lá no final. 

Alice é meio paranoica e isso me irritou um pouco. Ela procura problemas até onde não tem e isso acabava ficando chato. Outra coisa que me fez desanimar com a leitura, foi o fato de todas as perguntas do questionário estarem lá no final do livro, o que faz você a cada resposta, ter que ir lá e ler a pergunta para entender a resposta. Isso foi chato e não achei nexo.

O ponto positivo do livro é que te faz pensar sobre suas escolhas de agora e como serão as consequências delas no futuro. E o final realmente foi bacana.

“ O que todo mundo espera,imagino – é ser visto como realmente somos.”



Título Esposa 22// Autora Melanie Gideon// Editora Intrínseca// Páginas 397// Minha Classificação 3/5

0 comentários:

Postar um comentário

Resenhas