[Resenha] Quase Tudo - Danuza Leão

Quase tudo - Livro de memórias de Danuza Leão, onde ela conta "quase tudo" sobre sua vida, seus amores, as grandes festas que participou. Uma rememoração da época de ouro das grandes metrópoles, com suas cinematográficas noites de gala.


Danuza Leão já é praticamente uma instituição do Brasil. Sempre transitando com extrema desenvoltura por diferentes ambientes - que vão do mais comuns aos mais sofisticados, do morro do Chapéu-Mangueira ao jet-set internacional - Danuza consegue se adaptar com facilidade a todo tipo de situação. Neste livro de memórias, ela nos conta com leveza e graça muitas dessas situações em que conviveu com personagens históricos do Brasil e do mundo, ao longo de sua vida. As noitadas intermináveis, as inúmeras viagens, os "empregos" mais supreendentes, seus amores, suas dores, sua família - tudo, tudo é narrado por Danuza dentro de seu estilo peculiar, ao mesmo tempo simples e refinado. Ela é capaz de dizer coisas picantes de uma forma tão sutil, que chega a ser elegante. E aborda tanto os momentos maravilhosos de sua vida quanto os seus infernos astrais (e foram muitos), com a mesma, e rara, coragem. Esta coletânea de histórias deliciosas e interessantes, enfim, foi escrita com a inteligência e delicadeza que sempre caracterizaram as obras de Danuza, uma self-made woman que dispensa comentários e cujas habilidades dispensaram graciosamente os bancos acadêmicos. Um livro imperdível e inesquecível, que ainda deixa no surpreendente final um gostinho de "quero mais".

Para ser bem sincera (me apedrejem), mal sabia quem era Danuza Leão, até ler esse livro, Já tinha ouvido falar e muito, mas saber sua história, eu não sabia e só agora lendo Quase Tudo, pude ver como foi alegre, cheia de vida e triste a vida de Danuza.


Foi um livro que peguei emprestado com minha irmã, e não por que eu pedi e sim por que ela insistiu e disse que eu iria gostar e se ela estava certa? Putz, estava certíssima, adorei esse livro. Mesmo as vezes ter achado que ela "inventava" um pouco, por sempre estar nos lugares certos nas horas certas e conhecendo as pessoas que ela mais precisava naquela hora, eu gostei bastante do livro.

O livro é todo ilustrado com várias fotos de muitas passagens de sua vida, o que o faz ficar ainda melhor!


Título Quase Tudo// Autora Danuza Leão// Editora Companhia Das Letras// Páginas 224// Minha Classificação 4/5

2 comentários:

  1. Adorei sua resenha! Com certeza vou ler esse livro!
    Parabéns pelo blog!

    http://www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jess!
    Realmente é um livro muito legal, vale a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Resenhas